Plano Safra não terá taxa de juros flutuante, diz Neri Geller

De acordo com secretário de Política Agrícola, modalidade poderia criar “bolha de endividamento” no setor produtivo

Fonte: Pixabay

O próximo Plano Safra não deverá ter taxa de juros flutuante. A afirmação foi feita nesta sexta-feira, dia 23, pelo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, durante o Show Safra BR-163, em Lucas do Rio Verde (MT). Taxas de juros flutuantes são aquelas que acompanham a evolução de algum tipo de índice econômico.
 
Segundo Geller, a demanda dos setor é pela taxa fixa de juros. “(Utilizar) uma taxa variável com a economia da forma que está pode até criar uma bolha de endividamento, porque nem sempre a inflação traz renda ao produtor ou o valor da produção não é equiparado à inflação, já que nós dependemos de dólar, do mercado internacional”, diz. O secretário afirma que a taxa fixa oferece maior previsibilidade ao produtor, que, dessa forma, teria melhores condições para se planejar.
 
De acordo com a presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputada Tereza Cristina (DEM-MS), que também esteve no Show Safra, a utilização de uma taxa variável era demanda do Ministério da Fazenda.