Polícia recupera trator levado por quadrilha de estelionatários

Os criminosos fazem contato com produtores através de sites de vendas online e aplicam o golpe do falso depósito

Fonte: Divulgação/Polícia Civil

Nesta quarta, dia 21, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul recuperou um trator que havia sido levado por uma quadrilha de estelionatários há cerca de uma semana. Segundo informações da Delegacia de Polícia de Cerro Grande do Sul, o maquinário foi encontrado em uma fazenda em Caxias do Sul.

Segundo a polícia, trata-se de uma quadrilha que se aproveita da boa-fé dos produtores. “Eles fazem contato através de um site de vendas online e usam documentos de outras vítimas. Pedem vídeos e fotos. Dizem que não precisam olhar as máquinas porque são pessoas ocupadas. Eles fazem um depósito vazio e já mandam o guincho. O produtor, que nem sempre é acostumado, acaba caindo”, afirma o inspetor Gilson Osielski, que faz parte da delegacia envolvida na ação. O dono da fazenda onde o equipamento foi encontrado também foi vítima, tendo comprado o trator em um site de vendas.

Neste caso, os golpistas negociaram um trator John Deere, fazendo um depósito falso de R$ 60 mil, que seria o valor total do equipamento, através de envelope, na conta bancária da vítima.

Osielski afirma que, com as investigações, os policiais perceberam que não foi um roubo isolado, já que outro trator roubado também foi vendido ao proprietário da fazenda.

A polícia alerta os produtores para tomarem cuidado nas negociações, sempre aguardando que o dinheiro seja creditado em conta antes de entregar o maquinário.