Presidente da Câmara recria CPI da Funai/Incra

Comissão Especial aguarda agora a indicação dos 29 membros titulares e 29 suplentes, depois que foi encerrada, sem emissão do relatório, uma CPI com a mesma finalidade

Fonte: Valter Campanato/Arquivo Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recriou a CPI da Fundação Nacional do Índio (Funai) e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Nesta segunda, dia 29, Maia leu em plenário o ato de criação. A comissão especial aguarda agora a indicação dos 29 membros titulares e 29 suplentes.

“É um importante passo para dar continuidade às investigações exatamente no momento em que se estava chegando ao coração das fraudes no repasse de recursos”, completou o deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS), que presidia a CPI anterior, concluída há poucos dias sem que o pedido de prorrogação fosse colocado em votação.

Neste mês, foi encerrada, sem emissão do relatório, uma CPI com a mesma finalidade. O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Marcos Montes (PSD-MG), afirma que houve erro de interpretação por parte do presidente da Câmara.

O relator da CPI anterior, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), afirma que uma comissão com prazo maior, de 120 dias, permitirá visitar os estados onde foram relatados problemas relacionado ao Incra e à Funai. “Agora teremos tempo para isso, além de (promover) quebra de sigilo bancário, teremos mais testemunhas sendo ouvidas, o que vai dar robustez às informações”, afirma.