Produtor de Mato Grosso faz vídeo de silo de milho 'explodindo'

Fernando Cimadon, de Campo Verde (MT), gravou o momento exato em que o equipamento se rompe e praticamente se desmancha, espalhando o equivalente a 38 mil sacas do cereal

Um produtor rural de Campo Verde, em Mato Grosso, gravou em vídeo o momento exato em que o silo de sua propriedade se rompe e “explode”. Ninguém se feriu, mas o equipamento ficou totalmente destruído. 

De acordo com Fernando Cimadon, na última segunda-feira, dia 18, o silo da fazenda Várzea Branca começou a dar estalos enquanto parafusos da estrutura se quebravam. Um funcionário se deu conta do que ocorria e as pessoas se mantiveram afastadas da estrutura. Cerca de uma hora depois, o silo arrebentou e praticamente se desfez, jogando por terra o equivale a 38 mil sacas de milho.

Cimadon conta que o equipamento não deu sinais anteriores de que estava com problemas, nem apresentava pontos de corrosão. “Acho que o material (usado para fabricá-lo) era fraco, e, com o passar do tempo, foi piorando até chegar a esse ponto”. Além do prejuízo com a destruição do silo, o agricultor conta que também perdeu equipamentos que estava em volta da estrutura, com valor estimado em R$ 800 mil.

O produtor rural afirma que comprou o silo em 2003, portanto, esta era a 13ª vez em que foi utilizado. Segundo Cimadon, o equipamento possui 18 anéis, com capacidade para até 38 mil sacas de soja ou 40 mil sacas de milho. Esse seria o segundo silo da região que teria se rompido dessa forma, afirma.

Acompanhe o momento do acidente: