SP: produtores estão em alerta contra queimadas

No interior do estado, produtores adotam medidas para evitar o alastramento de possíveis focos

Fonte: Pétria de Santana/Deciolândia-MT

Mesmo com a previsão de chuva nas principais regiões do país, autoridades do meio ambiente seguem em alerta por causa do grande número de queimadas no primeiro quadrimestre do ano. Em áreas rurais, do interior de São Paulo, já tem muito produtor se prevenindo do alastramento de possíveis focos.

No interior de São Paulo produtores têm feito o aceiro (desbaste dos terrenos para protegê-los contra focos de incêndio) e a retirada de palhada das cercas para evitar o alastramento de possíveis focos.

Desde as águas de março, choveu muito pouco na propriedade de João Pedro dos Santos, em Salto de Pirapora, interior de São Paulo. E bastou um foco de incêndio na fazenda do vizinho para ele começar o trabalho que monitora de perto duas vezes ao ano: o controle da palhada com o aceiro do terreno e a limpeza das cercas.

“É para proteção da área, do plantio também. A gente faz questão de fazer isso duas vezes ao ano, uma manual e a outra química. O cuidado é diário. Mas aqui a gente tem problemas de vizinho que não zela pela lavoura, então a gente tem que fazer pelos dois lados”, diz o produtor.