Produtos de frigoríficos investigados na operação Carne Fraca terão recall

Empresas Peccin, Souza Ramos e Transmeat terão cinco dias para iniciar recolhimento de artigos e reembolso de consumidores

Fonte: Pixabay

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, determinou que três frigoríficos investigados na operação Carne Fraca recolham produtos e reembolsem os consumidores. Os frigoríficos Peccin, Souza Ramos e Transmeat, todos do Paraná, terão cinco dias para dar início ao recall.

A determinação do recall foi feita após pedido de informação ao Ministério da Agricultura, que repassou dados de auditorias em 21 frigoríficos. Em relação à Peccin, localiza em Curitiba, o Ministério encontrou “suspeita de risco à saúde pública ou adulteração”. Já o estabelecimento da Souza Ramos, em Colombo, “não detém controle dos processos relacionados a formulação e rastreabilidade de seus produtos, não garantindo a inocuidade dos produtos elaborados”.

No caso da Transmeat, de Balsa Nova, a Agricultura entendeu que o estabelecimento também não tem controle dos processos relacionados à rastreabilidade dos produtos. “Todos os produtos com origem naqueles estabelecimentos devem ser recolhidos, com o devido reembolso ao consumidor, daquilo que for por ele restituído aos pontos de venda”, afirma a nota.

As carnes que serão devolvidas têm os seguintes selos na embalagem: SIF 2155 (Peccin), SIF 4040 (Souza Ramos) e SIF 4644 (Transmeat). O Senacon ressaltou que o principal foco dos representantes dos consumidores deve ser coletar e organizar informações “mais precisas e qualificadas sobre os fatos”. O órgão instrui os consumidores que tiverem comprado produtos das empresas investigadas a procurar os canais da própria empresa para obter informações sobre a qualidade dos produtos e, caso não consiga atendimento adequado, procurar os órgãos de defesa do consumidor.

A secretaria orientou ainda os consumidores a manter aves cruas congeladas ou refrigeradas e separadas de outros alimentos, optar por carnes bovinas que tenham selo de qualidade e não consumir carnes com aspecto escuro ou esverdeado.