Protesto: fiscais federais pedem a saída de Blairo Maggi

Com a ajuda de um caminhão-pipa e carregando vassouras e sabão, os participantes realizaram um “faxinaço”

Fonte: Divulgação/ Anffa

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) realizou um protesto em frente ao edifício sede do Ministério da Agricultura, em Brasília, na manhã desta quarta-feira, dia 27. Com a ajuda de um caminhão-pipa e carregando vassouras e sabão, os participantes fizeram um “faxinaço”. Eles pedem a saída do ministro Blairo Maggi e do secretário-executivo, Eumar Novaki.

“O ministério vem tomando uma série de medidas de maneira unilateral, sem conversar com os auditores, com o intuito de terceirizar a defesa agropecuária e isso não vamos aceitar”, afirmou o presidente da entidade, Maurício Porto, em comunicado.

Após a operação Carne Fraca, o ministério contratou uma consultoria para propor alterações na estrutura da Secretaria de Defesa Agropecuária. Na semana passada a empresa apresentou um primeiro resultado.

“O processo todo tem sido muito ruim. A consultoria não conversou com nenhum auditor fiscal federal agropecuário, e no grupo que o ministério montou para acompanhar o trabalho também não há nenhum representante da carreira. Não houve transparência. Nem o grupo criado pelo governo sabia qual era o termo de referência pelo qual a empresa foi contratada. Nós temos propostas e sempre estivemos abertos ao diálogo, mas nunca fomos chamados”, disse Porto.

Após a manifestação, será realizada, na própria sede do ministério, uma assembleia da categoria para decidir sobre a greve geral por tempo determinado.

Atualmente existem 2,7 mil fiscais atuando nas áreas de auditoria e fiscalização, desde a fabricação de insumos, como vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos, até o produto final.