Relatório sobre regulamentação da vaquejada deve ser apresentado nesta terça

Comissão analisa propostas para reconhecimento dessa prática e de rodeios como patrimônio cultural e retirada do rótulo de “cruéis”

Fonte: Abvaq/divulgação

A Comissão Especial sobre Rodeios e Vaquejadas da Câmara dos Deputados se reúne nesta terça-feira, dia 11, para apresentação e discussão do parecer do relator, deputado Paulo Azi (DEM-BA).

O colegiado analisa duas propostas que alteram a Constituição a fim de reconhecer essas práticas como patrimônio cultural imaterial do Brasil (PEC 270/16) e tirar delas o rótulo de “cruéis” (PEC 304/17).

Em outubro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada como prática desportiva e cultural. Para o STF, havia “crueldade intrínseca” imposta aos animais.

Paulo Azi admite a polêmica, mas argumenta que a futura regulamentação nacional vai garantir tanto a valorização cultural quanto a proteção dos animais.

Instalada em meados de fevereiro, a comissão realizou audiências públicas e seminários para discutir o tema com realizadores de vaquejadas, criadores, veterinários, protetores de animais e representantes das áreas de turismo e economia dos estados.

A reunião está marcada para o plenário 8, às 14h30.