Saiba tudo sobre o 5º dia de greve dos caminhoneiros

Acompanhe em tempo real os impactos da paralisação dos motoristas na agropecuária

Fonte: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Abcam pede que caminhoneiros retirem

A principal entidade contrária ao acordo entre caminhoneiros e o governo federal pediu aos motoristas que liberem as rodovias interditadas como reação ao pronunciamento feito mais cedo pelo presidente da República, Michel Temer, que sugeriu usar forças de segurança para liberar as estradas. “Preocupada com a segurança dos caminhoneiros envolvidos, a Abcam vem publicamente pedir que retirem as interdições nas rodovias”, cita a nota distribuída à imprensa.

A mensagem que será distribuída aos associados pede que seja respeitado eventual decreto presidencial sobre o tema. A entidade sugere, porém, que continuem as manifestações de forma pacífica, sem obstrução das vias. A manutenção do protesto é apoiada porque a entidade não concordou com o acordo firmado na quinta-feira, 24.

“A Abcam continua sem assinar qualquer acordo com o governo e mantém o pedido de retirada do PIS/Cofins sobre o óleo diesel”, cita o documento que lembra que a entidade tem reclamado sobre o tema desde outubro do ano passado. “É lamentável saber que mesmo após tanto atraso, o presidente da República preferiu ameaçar os caminhoneiros por meio do uso das forças de segurança ao invés de atender às necessidades da categoria

Estoque de grãos no Porto de Paranaguá cai para 48% 

Os estoques de grãos para exportação nos armazéns do Porto de Paranaguá, que na quinta-feira, 24, estavam em 51% da capacidade total, baixaram 3 pontos porcentuais nesta sexta-feira, 25, para 48%, informou a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) ao Broadcast Agro, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado. O nível de reservas em 48% representa 590 mil toneladas do total de 1,2 milhão de toneladas em grãos. 

A diminuição nos estoques se dá em virtude da greve nos caminhoneiros que completa cinco dias nesta sexta. A categoria protesta contra tributos e reajuste no óleo diesel. Na possibilidade de extensão das paralisações, a Appa acredita que o atual nível de reservas permita a continuidade dos embarques por cerca de nove dias. 

“O porcentual de estoques abaixou pouco, em apenas 3 pontos, porque está chovendo, então, mesmo que não houvesse greve, a unidade não faria embarque de grãos”, informa a assessoria da Appa. 

O movimento diário continua 27% menor, de 150 mil toneladas para 110 mil toneladas. A exportações de granéis diminuíram de 15 mil toneladas por dia, passando de 85 mil para 60 mil toneladas. 

A movimentação de desembarque de fertilizantes recua 25 mil toneladas ao dia para 10 mil toneladas. Já o movimento de granéis líquidos mantém sua média diária de 40 mil toneladas.