Senar: inscrições para Curso Técnico em Agronegócio terminam nesta terça

É preciso ter pressa, pois os candidatos que ainda não se inscreveram correm o risco de não conseguir horário disponível para prestar o exame

Fonte: Fernanda Farias/Canal Rural

O período de inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec no Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) já está quase no fim. Os interessados que ainda não se candidataram devem correr e acessar o quanto antes o portal do Senar. Isso porque as inscrições são limitadas e acabam ainda nesta terça-feira (26).
 
Segundo a assessora técnica do Senar, os candidatos que ainda não se inscreveram correm o risco de não conseguir horário disponível para prestar o exame. Isso porque as provas são individuais, feitas no computador e o número de vagas para elas depende da estrutura de cada polo da rede. 

Por enquanto, mais de sete mil pessoas se candidataram às 1.500 vagas oferecidas para o curso em todo o Brasil. O polo de Sete Lagoas (MG) é o que teve o maior número de candidatos, com 591 inscritos. No entanto, a maior concorrência está no polo de Balsas (MA), onde já são 13,7 candidatos por vaga. 

Outros polos também bastante concorridos são os de João Pessoa (PB), com 6,4 candidatos por vaga, e de Campo Grande (MS), com 5,9. 

A proposta do Curso Técnico em Agronegócio é formar profissionais que unam conhecimento, prática e visão empresarial, sendo capazes de administrar uma fazenda, atuar em agroindústrias ou ainda trabalhar com a comercialização de produtos agropecuários.

Criado há pouco mais de um ano a partir de uma parceria entre o Senar e o Ministério da Educação, o curso veio facilitar o acesso da população do campo ao ensino formal de nível técnico, uma vez que é gratuito e semipresencial.

Das 1.230 horas de aulas, 80% são disponibilizadas pelo portal e o restante é reservado a aulas presenciais nos polos da Rede e-Tec Brasil no Senar. Ao se inscrever, os alunos devem indicar em qual polo pretendem trabalhar. Além disso, no decorrer do curso, os alunos também realizam algumas visitas ao campo ou a indústrias do setor.

A rede conta com polos de apoio no Distrito Federal e em 22 estados: Acre, Amazonas, Alagoas,  Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, além de Pernambuco, Mato Grosso e do Distrito Federal. Mas o atual processo seletivo é para 40 polos de 19 estados. 

O único pré-requisito para a seleção é que o candidato tenha o ensino médio completo.