Tornado atinge Marechal Cândido Rondon (PR)

Defesa Civil do Paraná informa que 1.500 residências foram danificadas, com 12 pessoas feridas. Cidade teve ventos com velocidade de mais de 115 km por hora

Fonte: Simepar

Um tornado atingiu o município de Marechal Cândido Rondon (PR), nesta quinta-feira, dia 19, de acordo com informações publicadas pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) em sua conta no microblog Twitter.

A provável classificação do tornado, segundo o órgão paranaense, é F1, indicando ventos com velocidade acima de 115 km por hora.

Segundo o site do Simepar, a tempestade foi intensa, mas o tornado teve atuação breve, entre os municípios de Rondon e Quatro Pontes. 

A Defesa Civil do Paraná informa que 1.500 residências foram danificadas e 12 pessoas ficaram feridas; 25% da cidade foi atingida por ventos que chegaram a 120 km/h. 

A Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda. (Copagril) foi fortemente atingida pelo tornado, com danos no galpão de suínos e no frigorifico. No entanto, as operações da unidade não foram interrompidas.

Chapecó (SC) tem forte tempestade 

O município de Chapecó, no oeste catarinense, foi atingido por uma forte tempestade na tarde desta quinta. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, até por volta das 22h não havia confirmação de que um tornado tivesse se formado.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, José Zeferino Pedrozo, que está na cidade, afirma que o temporal foi violento em Chapecó e que durou mais de duas horas.

Segundo ele, o município ficou sem luz durante uma hora e ainda não se sabe quais são os estragos na zona rural.

Pedrozo visita Chapecó para um encontro com presidentes de sindicatos rurais do oeste catarinense justamente para discutir prejuízos causados pelas chuvas. Ele afirma que Santa Catarina tem sofrido com granizo, chuvas fortes e até tornados há dois meses, o que tem afetado o agronegócio, principalmente a produção de leite e de milho.

Já o presidente do Sindicato Rural de Xanxerê, Enori Barbieri, disse que a chuva no fim da tarde não afetou essa cidade do oeste do estado e não há relatos de estragos na zona rural.