Toxina leva à interdição de áreas de cultivo de ostras em SC

Governo do estado proibiu retirada, comercialização e consumo de moluscos de localidade no município de Porto Belo

Fonte: Divulgação

A Secretaria da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina interditou preventivamente cultivos de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões. “A medida foi necessária após exames laboratoriais detectarem a presença da toxina paralisante (PSP) em cultivos da localidade de Ilha João da Cunha, no município de Porto Belo. Como existe a possibilidade de a contaminação dos moluscos bivalves, a Secretaria da Agricultura interditou todo o litoral catarinense de forma preventiva nesta quinta-feira, dia 19”, informou. Conforme a pasta, está proibida a retirada, comercialização e o consumo destes animais e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia. 

Ainda conforme a secretaria, o PSP é causado por toxinas do grupo saxitoxina que podem causar diarreia, náuseas, vômitos, dores abdominais, perda de sensibilidade  nas extremidades do corpo “e, em casos severos, paralisia generalizada e óbito por falência respiratória”. 

“A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) seguirá realizando coletas para monitoramento das áreas de produção de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição das áreas afetadas.”