Trator inteligente permite que o agricultor faça correções no plantio

Empresa está desenvolvendo sistema para unificar dados das lavouras norte-americanas em tempo real

Fonte: Bruna Essig/Canal Rural

Para levar precisão ao plantio norte-americano, as empresas vêm desenvolvimento novos serviços. A John Deeere conta com tratores inteligentes, que armazenam os dados da lavoura automaticamente.

O gerente de mercado da empresa, Scott Brotherton, explica que essa tecnologia possibilita ao produtor corrigir o que está errado durante o processo. 

“Se a semeadora está jogando semente demais, tem um controle automático para evitar isso. Na aplicação de um herbicida ou fungicida, se tiver uma sobreposição, o próprio sistema já passa a informação para o agricultor corrigir na hora. Além disso, esses sistemas mostram mapas para que o agricultor cheque o que foi bem feito ou não, e então ele ainda tem mais uma chance para corrigir”, explica Brotherton.

A empresa trabalha na criação de um sistema para unificar dados das lavouras do país em tempo real. A ideia é acelerar a resolução de problemas para os produtores. A estimativa é de que a tecnologia esteja disponível nos próximos 18 meses para os norte-americanos.

“Estamos trabalhando na integração desse centro de dados das máquinas dentro do site de operações agrícolas da nossa empresa. O agricultor terá todos os dados das máquinas e das lavouras no mesmo local com fácil acesso na mesma plataforma”, diz Brotherton. 

Vantagens incentivam investimento

A janela de plantio dos Estados Unidos vai de 20 de maio ao fim de junho. O tempo curto força o produtor norte-americano a adquirir maquinário agrícola eficiente e confortável. 

“Principalmente as tecnologias que entraram nos últimos quatro ou cinco anos ajudaram muito a diminuir a dificuldade do trabalho no campo. Trouxeram mais conforto e ajudaram a melhorar a uniformidade e precisão no plantio”, conta o agricultor Roger Faivre, do condado de Dekalb, no cinturão produtor do país. 

A família de Faivre tem 25 equipamentos para 1,5 mil hectares de grãos – milho e soja. Eles são responsáveis por toda a atividade de campo, já que a contratação de mão de obra não é tão comum quanto no Brasil. Além disso, a taxa de juros mais baixa incentiva a compra. 

“Se as finanças estão boas, é mais fácil de conseguir financiamento. De modo geral, os juros são em torno de 5% ao ano, e o prazo para pagar fica entre quatro e cinco anos”, diz Faivre.