Abrafrigo quer aproximação com Rússia para aumentar o mercado de carnes

Segundo a entidade, a Rússia foi o maior importador da carne bovina brasileira, mas nos últimos anos a China assumiu a liderança

A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) pediu ao governo uma aproximação com a Rússia para que o país aumente as importações de carne do Brasil. Segundo o presidente executivo da entidade, Péricles Salazar, existem restrições do governo russo e também do brasileiro para a ampliação dos negócios.

“Os países precisam voltar a conversar para se chegar a um acordo. Há muita boa vontade na Rússia para com o produto brasileiro, mas, no momento, eles não estão habilitando mais ninguém para exportação através do seu serviço veterinário. O nosso governo precisa urgentemente voltar a conversar para verificar as arestas que impedem a elevação das vendas e mesmo as demandas russas sobre o tema”, disse Salazar.

Segundo a Abrafrigo, a Rússia foi o maior importador da carne bovina brasileira, mas nos últimos anos a China assumiu a liderança. Em 2014, os russos compraram 314,8 mil toneladas de carne bovina, ou 20,4% do total exportado pelo Brasil naquele ano. Em 2016, estas compras caíram para 138,7 mil toneladas e em 2017 atingiram, até agosto, a 103,4 mil toneladas, ou 11% da movimentação total.