Aftosa: 2ª fase da vacinação começa dia 1º de novembro

Previsão é que sejam imunizados 150 milhões de bovinos e búfalos ao longo de todo o mês

Fonte: Fernando Dias/Secom-SC

A maioria dos estados brasileiros realiza a segunda etapa da vacinação contra aftosa entre os dias 1º e 30 de novembro. A expectativa é que sejam vacinados 150 milhões de animais até o final dessa fase. 

Devem ser imunizados todos os rebanhos de bovinos e búfalos dos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Já nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul (exceto Pantanal), Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal, a aplicação da dose em novembro é obrigatória apenas para animais com até 24 meses de idade.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no segundo semestre deste ano, a etapa já foi concluída na região da Calha do Rio Amazonas e Zona de Proteção do estado do Pará (municípios de Faro e Terra Santa), na divisa com o Amazonas. Os resultados indicam que 550 mil animais foram imunizados, com índices de vacinação superiores a 90%. O rebanho do país é de cerca de 215 milhões de cabeças: 213,8 milhões de bovinos e 1,1 milhão de bubalinos.

O Mapa informa que o pecuarista deve estar atento aos aspectos práticos da imunização. É necessário, por exemplo, pegar a nota fiscal da vacina com o fornecedor do produto e apresentá-la ao serviço veterinário oficial do município junto com a relação dos animais imunizados para declarar a vacinação. Além disso, ele deve ter cuidado com o transporte e armazenamento da vacina, procurando mantê-la sempre na temperatura de 2º a 8ºC para não perder a eficácia.

Outros cuidados indicados referem-se à aplicação da dose correta do produto (5 ml) na lateral do pescoço do animal, usando seringas e agulhas limpas e não danificadas ou tortas. O produtor deve ficar atento aos prazos da vacinação e sua declaração no serviço veterinário oficial, porque o descumprimento impedirá a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) e pode gerar multas.

calendário de vacinação 2016 está disponível no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.