Amapá é reconhecido como área livre de aftosa com vacinação

Em abril de 2018, Brasil será reconhecido como país livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal, diz ministro da Agricultura

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), assinaram nesta terça-feira, dia 5, instrução normativa de reconhecimento do Amapá como zona livre de febre aftosa com vacinação. A região amazônica está atualmente classificada pelo Ministério da Agricultura como de risco médio para febre aftosa. Em nota, o ministério diz que o último registro da doença ocorreu em 2004 no município de Careiro da Várzea, no Amazonas. “O novo status sanitário dos estados do Amazonas e Pará – reconhecidos na segunda-feira, dia 4 – e Amapá – reconhecido nesta terça – representa a consolidação do Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa)”, diz a Agricultura no comunicado.
 
“O Amapá é o último estado no qual o Ministério da Agricultura chancela esse reconhecimento; em abril de 2018, o Brasil será reconhecido como país livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Na sequência já temos um programa em que o Brasil será declarado livre de febre aftosa, sem vacinação”, disse Maggi. Segundo ele, os estados do Norte foram os últimos a entrar no programa de erradicação da aftosa, mas serão os primeiros na atividade de produção. “Isso porque o fluxo de animais segue do Norte para o Centro-Oeste e para o Sul. Não poderá ser o inverso.”