Após 15 anos de bloqueio, Argentina volta a exportar carne para o Canadá

Reabertura foi conquistada após disputa na OMC contra medidas impostas pelos Estados Unidos para proibir ingresso do produto na América do Norte

Fonte: Sepaf-MS

Após 15 anos, a Argentina voltou a exportar carne bovina para o Canadá. Segundo o ministério argentino das Relações Exteriores, o primeiro lote do produto chegou à cidade de Montreal nesta semana e se destina a uma cadeia de restaurantes especializada em comida típica do país da América do Sul. 

Ainda de acordo com a pasta, em 2001, ano anterior ao bloqueio, a Argentina exportou para o Canadá 26 mil toneladas de carne bovina in natura e congelada. Atualmente, o Canadá importa um total de 250 mil toneladas por ano, principalmente da União Europeia, Austrália, Nova Zelândia e Uruguai. 

A reabertura do mercado foi conquistada depois de anos de negociações diplomáticas, segundo o governo argentino. Além disso, o país teve de vencer uma disputa no tribunal da Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as medidas impostas pelos Estados Unidos para proibir o ingresso da carne no Canadá. 

O Brasil não exporta carne bovina para o Canadá, mas a expectativa do setor é de que este acordo seja celebrado em breve, na esteira da abertura para a proteína in natura para os EUA, conquistada neste semestre. Em julho deste ano, representantes do Brasil e do Canadá acertaram em Ottawa, capital canadense, o envio de missões ao país para uma auditoria em plantas frigoríficas de carne bovina e suína no Brasil e nos controles oficiais para exportação de carne de frango.