BNDES aprova financiamento de R$ 59 milhões para a Coopavel

Valor será destinado para investimentos na produção de suínos e aves no oeste do Paraná

Fonte: Bruna Essig/Canal Rural

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 59 milhões à Coopavel Cooperativa Agroindustrial para investimentos na produção de suínos e aves no oeste do Paraná. Em nota, o BNDES diz que os recursos são provenientes do Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop) e representam 84,8% do total a ser investido no projeto, que contempla a implantação de uma unidade produtora de leitões (UPL) em Cascavel e a expansão de unidades produtoras de matrizes de aves em Santa Tereza do Oeste e Lindoeste.

Em nota, o BNDES diz que “com prazo de conclusão previsto para junho de 2017, a nova UPL – a segunda da cooperativa – deverá entrar em operação parcial a partir de outubro do ano que vem e poderá elevar a capacidade instalada de produção de suínos em mais de 250%”. As duas unidades produtoras de matrizes – cuja conclusão está prevista para dezembro de 2016 – devem trazer ganhos de qualidade e produtividade, com redução de custos e maior controle genético. 

A Coopavel prevê a criação de 300 postos de trabalho durante a execução do projeto. Após a conclusão, deverão ser gerados 115 empregos, expandindo o quadro de funcionários da cooperativa para 5.012.