Boi Bandido: polícia prende seis pessoas por roubo de gado

Além dos seis presos, duas pessoas morreram nesta quinta, dia 4Integrantes de uma organização criminosa que atua no roubo a gado e de defensivos agrícolas foram presos e outros dois mortos na operação "Boi Bandido", da Polícia Judiciária Civil, na quinta, dia 4, na região de Barra do Bugres (168 km a Médio-Norte).

Fonte: Polícia Civil RS/Divulgação

Na ação, o delegado de polícia Nelder Martins Pereira e o investigador Antenor Francisco da Silva foram feridos por disparo de arma de fogo, mas não correm risco de morte. Ambos passam por atendimento médico.

Os bandidos serão levados para a Delegacia de Tangará da Serra e autuados em flagrante por roubo qualificado, formação de quadrilha e resistência a prisão. Foram apreendidos com eles três motocicletas, três carretas  carregada com gado, e recuperado um veículo Uno.

A ação integra a operação da Segurança Pública Top Five, com o objetivo de identificar e prender lideranças criminosas que agem em roubos na zona rural. A ação cumpre determinação da Secretaria de Estado de Segurança Pública para redução dos roubos de gado e defensivos agrícolas.

O delegado regional de Tangara da Serra, Alexandre Morais Franco, informou quadrilha era monitorada já três meses por agir em vários roubos de gado e defensivos agrícolas por toda região do Médio-Norte e também no Oeste de Mato Grosso.

– São assaltantes que agem com violência e usam armamento pesado. Eles adentram nas propriedades, rendem famílias e funcionários, separam e carregam o gado em caminhões – pontuou o delegado.

De acordo com as investigações, pelo menos 22 pessoas integram a quadrilha, sendo que 16 pessoas foram presas, durante as investigações, além dos seis presos nesta quinta e dois mortos. Sete bandidos foram presos pela Polícia Civil com uma carga de defensivos agrícolas, avaliada em R$ 500, na cidade de Campo Novo dos Parecis (396 km a Noroeste) no dia 27 de abril. Outros sete membros foram presos pela Polícia Militar, na zona rural de Salto Céu, em uma fazenda onde iriam roubar gados, no dia 9 de maio.

Em Tangará da Serra, um receptador também foi preso durante as investigações e no dia 27 de maio foi preso outro envolvido que entregaria arma ao líder da quadrilha, morto na ação desta quinta.  

A quadrilha  tem registros de roubos de gados e defensivos em fazendas de Tangará da Serra, Alto Paraguai, Nobres, Rosário Oeste, Campo Novo dos Parecis, Salto do Céu. O trabalho continua para prender outros dois foragidos.