BR-282 em Santa Catarina está toda esburacada

Canal Rural recebeu fotos do produtor Romeu Binsfeld e verificou que problema afeta escoamento de toda região oeste do estado

As principais agroindústrias de Santa Catarina estão localizadas no oeste do estado. Entre São José do Cerrito, São Miguel do Oeste e Chapecó se produz aves, suínos e a pecuária leiteira tem ali a 4ª principal bacia do país. O percurso entre estas cidades, no entanto, não corresponde à importância econômica da região. O Canal Rural recebeu algumas fotos do produtor Romeu Binsfeld, de família de agricultores.

Conversamos com o presidente do Sindicato Rural de São Miguel do Oeste, Joel Moura, que confirmou a situação difícil dos produtores e empresário agrícolas da região. 

– É o caos – lamenta ele.

Moura reforçou que a rodovia é fundamental tanto para a chegada de grãos produzidos no Centro-Oeste do país – e enviados até o Rio Grande do Sul pela BR-282, quanto para o envio da produção local. Nos dois sentidos, o tráfego de caminhões é intenso, assim como os problemas.

– Eu fiz a viagem até Chapecó na semana passada [saindo de São Miguel do Oeste, cerca de 100 Km] e contei mais de 20 carros quebrados – relata o presidente.

Segundo ele, “nunca foi tão ruim”. E mesmo com operações tapa-buracos, o reparo da situação não dura tempo suficiente para ser visto por todos. Moura confirma que as operações acontecem todos os anos, mas a primeira chuva detona tudo de novo:

– É recurso público para fazer essas reformas, um engenheiro assina as obras. Como pode três ou quatro meses depois voltar tudo do mesmo jeito?