Brasil e EUA fecham acordo para comércio de carne bovina in natura

Embarques efetivos de produto brasileiro para o mercado norte-americano podem levar mais 90 dias após finalização dos trâmites oficiais

Fonte: Divulgação/Prefeitura de Campina Verde (MG)

Após 17 anos de negociações, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a conclusão da negociação entre o Brasil e os Estados Unidos para a liberação do comércio bilateral de carne bovina in natura. O acordo foi decidido nesta quinta-feira, dia 28, em Washington, durante o IX Comitê Consultivo Agrícola Brasil-Estados Unidos. A reunião contou com a participação do ministro Blairo Maggi e dos secretários de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Ribeiro e Silva, e de Defesa Agropecuária, Luis Rangel.

Com a assinatura, resta aguardar a publicação oficial do acordo pelo governo norte-americano, o que deve acontecer nos próximos dez dias. Mas o início efetivo dos embarques, segundo o ministério, pode demorar mais 90 dias após a finalização dos trâmites administrativos pelas autoridades sanitárias dos dois países.

“Os serviços veterinários concluíram as avaliações do reconhecimento do controle oficial dos sistemas de inspeção. A modalidade de habilitação será por “pré-listing”, isto é, tanto o Ministério da Agricultura quanto o USDA [Departamento de Agricultura americano] poderão indicar lista de estabelecimentos para a exportação. Porém, apenas os estabelecimentos que cumprirem com todos os requisitos determinados na certificação acordada serão indicados pelos serviços oficiais americanos e brasileiros”, afirmou o ministro, em nota.

O Mapa estima que 19 frigoríficos brasileiros já tenham condições sanitárias para exportar o produto para os EUA. Em receita anual, a estimativa é que as exportações brasileiras de carne bovina aumentem em US$ 900 milhões.

Na próxima segunda-feira, dia 1º, Maggi e a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayale, vão oficializar o acordo, em cerimônia com o presidente interino Michel Temer no Palácio do Planalto, às 15h.