Brasil é o segundo maior consumidor de carne de frango e desafio é ampliar exportações, diz BRF

Mercado interno absorve 70% da produção brasileiraO Brasil é o terceiro maior produtor mundial de carne de frango, o segundo maior consumidor e também o maior exportador do setor, mas ainda tem espaço para ampliar as negociações com outros países. A avaliação é do diretor executivo global de assuntos corporativos da BRF, Marcos Jank, durante palestra ministrada no II Encontro Tecnológico da Avicultura no Mato Grosso do Sul, realizado na terça, dia 3, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Estado (Sistema Famasul).

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Segundo o Jank, a carne de frango é a proteína animal mais consumida pela população brasileira desde 2008 e, em pouco tempo, se tornará a carne mais consumida mundialmente.

– Com o consumo per capita de 42 quilos ao ano, o mercado interno brasileiro absorve 70% da nossa produção – destacou.
 
No cenário internacional a avicultura brasileira conquistou mercado diferenciado, países islâmicos, denominados mundo Halal, onde a produção de carne atende rigorosas exigências religiosas que vão da criação ao abate.

– O Brasil é o maior exportador de frango Halal. Um mercado estratégico, formado por países que não consomem carne suína, incluindo a Arábia Saudita que importa cerca de 13% da carne de frango brasileira – afirmou.
 
O dirigente ressaltou que a tendência para o mercado avícola é positiva nos próximos anos. Para manter a competitividade o especialista avalia que a cadeia produtiva enfrenta desafios como protecionismo político e problemas logísticos.

– A população e a renda per capita crescerão nos países emergentes, haverá uma urbanização ainda mais acelerada e há poucos países com recursos naturais, tecnologia, sanidade e disponibilidade de grãos para engrenar neste setor. Não estamos realizando acordos bilaterais como deveríamos fazer. O setor precisa estar atento também às novas preocupações dos consumidores, ligadas ao bem-estar e à sustentabilidade – reforça.
 
Durante a abertura do evento o presidente da Famasul, Eduardo Riedel, ressaltou o avanço da avicultura sul-mato-grossense nos últimos anos.

– Este segmento está em constante crescimento e ao mesmo tempo que traz desafios, apresenta muitas oportunidades. Para um avanço ainda maior é necessária a harmonia entre os elos da cadeia produtiva, indústria e produtor, além de uma reorganização do setor – disse Riedel.
 
Exportações em Mato Grosso do Sul
 
As exportações de carne de frango ‘in natura’ de Mato Grosso do Sul aumentaram 33,3% no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros quatro meses deste ano, os embarques internacionais do Estado acumularam 52,4 mil toneladas, ocupando a 6ª posição no ranking nacional das vendas do setor.
 
A receita das vendas do período ficou em US$ 115,8 milhões, 22,8% acima do faturamento obtido no mesmo intervalo do ano passado, quando os embarques internacionais do setor renderam US$ 94,4 milhões. Os principais compradores foram a Arábia Saudita e o Japão, com participação de 33,2% e 17,4%, respectivamente.
 
Os abates de aves somaram no primeiro quadrimestre 51,2 milhões de unidades, com alta de 1,3% frente janeiro e abril de 2013, quando foram abatidas 50,6 milhões de aves.

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