Brasileiro assume gestão da International Beef Alliance

Entidade internacional representa os sete maiores produtores de proteína vermelha no mundo

Fonte: divulgação

A secretaria-executiva da International Beef Alliance (IBA) passa a ser ocupada por um brasileiro. O médico-veterinário Márcio Caparroz foi escolhido pela entidade que representa os sete maiores produtores de proteína vermelha no mundo. A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e a Associação Nacional de Confinadores (Assocon) representam o Brasil na entidade. Ainda compõem a IBA os Estados Unidos, Austrália, Canadá, México, Nova Zelândia e Paraguai.

Márcio Caparroz concorreu com candidatos internacionais e foi selecionado para fazer a gestão administrativa da entidade. Entre as funções da IBA, está a representação do setor produtivo no mercado internacional, atuando de maneira política e estratégica para garantir o estabelecimento de regras sanitárias e mercadológicas justas para todos os integrantes da cadeia produtiva.

O diretor-técnico da Acrimat, Francisco De Sales Manzi, defende a participação ativa do Brasil na entidade e a expansão para mais países produtores para o fortalecimento da representatividade. “Quanto mais unidos, mais voz teremos na hora de conquistar mercados e divulgar a qualidade da nossa carne”.

Porta-voz da carne

Márcio Caparroz explica que neste primeiro momento o foco está no desenvolvimento de uma plataforma de trabalho, observando as particularidades de cada país, mas com ações coletivas. “A IBA tem por objetivo fazer a intermediação entre os produtores e consumidores, combatendo exigências desnecessárias e promovendo discussões para ampliação de mercados e do consumo mundial de carne bovina”.

Outra vertente a ser trabalhada pela entidade é com relação à produção sustentável de carne, ou seja, conhecer e debater as exigências mundiais para estabelecer métodos produtivos. “Trabalhamos para que a produção sustentável seja um diferencial produtivo e não mais uma barreira. Por isso acompanhamos todas as discussões, apresentando alternativas e soluções para os produtores e para os consumidores”, afirma Caparroz.

O encontro anual da IBA acontece no Paraguai, entre os dias 16 e 20 de setembro deste ano.