Campanha de vacinação contra aftosa começa nesta sexta em Mato Grosso do Sul

Todos os animais devem receber a primeira dose da vacina no estado ao longo dos próximos três meses; Mato Grosso do Sul pretende se tornar um estado livre da doença sem vacinação até 2020

Fonte: Prefeitura de Duque de Caxias (RJ)

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa para o rebanho de bovinos e bubalinos de Mato Grosso do Sul tem início nesta sexta, dia 1º, na região de fronteira do estado com o Paraguai e a Bolívia.

“O objetivo é vacinar as 19 milhões de cabeças de gado do estado nesta etapa”, disse a vice-diretora-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Marina Dobashi.

Todos os animais devem receber a dose da vacina no estado nos próximos três meses. A exceção é para o rebanho da região do Pantanal, onde proprietários podem optar por vacinar em apenas uma das duas etapas, maio ou outubro. No segundo semestre de 2015, Mato Grosso do Sul vacinou 99,53% do rebanho de bovinos e bubalinos com até dois anos de idade – categoria alvo da etapa. 

“Atingimos um número bem acima dos anos anteriores, o que foi bastante positivo”, disse Marina. Segundo ela, a campanha preconiza a qualidade da aplicação. “Não basta apenas vacinar, mas é preciso fazer com eficiência”, afirmou. Mato Grosso do Sul pretende se tornar um estado livre da doença sem vacinação até 2020