Cavalos de lida: como cuidar dos equinos trabalhadores?

Manutenção da saúde dos animais exige investimentos em manejo, sanidade e nutrição 

Fonte: Nicoli Dichoff/ Embrapa

Os cavalos de trabalho são uma importante ferramenta para o sucesso das atividades das fazendas de pecuária de corte e de leite. Segundo dados do Ministério da Agricultura existem cerca de 3,9 milhões de cavalos de lida no país.

Espalhados pelo território nacional, esses animais exercem diversos serviços associados à lida com o rebanho. Um dos ponto mais importantes é que esses equinos sejam confortáveis e, ao mesmo tempo ágeis, resistentes e robustos para o tipo de serviço que vão executar.

Vale ressaltar que em algumas regiões, como o Pantanal, existe uma raça específica para o trabalho, que é o cavalo pantaneiro, geneticamente selecionado para tolerar vários meses do ano em imersão em locais alagados”, explica a médica-veterinária e gerente da unidade de equinos da Ceva Saúde Animal, Baity Leal.

Para manutenção da saúde e do bem-estar desses animais, os produtores precisam investir em três pilares fundamentais, segundo a especialista: manejo, sanidade e nutrição.

Sanidade

As exigências sanitárias da tropa de lida são tão grandes quanto às dos cavalos atletas, ambos podem ser acometidos pelas mesmas doenças. Porém, erroneamente, os animais de trabalho são negligenciados em relação às medidas de biosseguridade como vacinação e vermifugação. “A falta de investimento na saúde desses equinos pode causar uma série de prejuízos ao produtor, como a queda no desempenho e, até mesmo, a morte do cavalo”, afirma.

Os cavalos de lida precisam ser imunizados contra uma série de doenças, entre elas: gripe equina, tétano, encefalomielite equina e raiva. O protocolo de vacinação para essas enfermidades deve ser feito com duas doses na primovacinação, com revacinação anual. Já para proteção contra adenite equina, popularmente conhecida como garrotilho, os animais devem receber três doses na primovacinação, seguida por uma dose única, uma vez ao ano.

A vermifugação adequada também exerce um papel fundamental na manutenção da saúde da tropa. “O indicado são de 3 a 4 vermifugações anuais, sendo realizados pelo menos dois protocolos com bases compostas com ivermectina e praziquantel, que são antiparasitários de amplo espectro. Para controlar a eficácia do programa, é indicado o uso de exames de OPG (ovos por grama de fezes). O teste será responsável por mensurar o grau de infestação da tropa”, explica Baity.

Outro ponto que precisa da atenção dos produtores são os exames periódicos para verificar a presença de anemia infecciosa e mormo, essa última, uma zoonose infecto-contagiosa que afeta os equinos e pode atingir os homens. Ambas as enfermidades são graves e colocam em risco a vida dos animais acometidos. Testes mais específicos, como hemograma e perfil renal ou hepático, devem ser feitos apenas em casos em que exista suspeita de queda de performance ou de outras doenças.

Nutrição

Para manutenção da saúde dos equinos de lida, além dos investimentos em um programa de sanidade adequado, os animais também precisam ter acesso a uma nutrição balanceada, que será responsável por promover energia para as tarefas diárias. A alimentação dos equinos de trabalho deve ser dividida entre volumoso (capim, feno, alfafa) e ração (peletizada, extrusada ou farelada) em proporções corretas de acordo com a idade, categoria e função dos animais. Além disso, os equinos devem ter acesso ao sal mineral e à água de boa qualidade à vontade.

Manejo

Por conta dos trabalhos exercidos com a lida de bovinos, os cascos dos cavalos de lida também precisam de atenção especial. O indicado é a manutenção periódica dos cascos com casqueamento e ferrageamento, ambos devem ser feitos mensalmente ou a cada 45 dias para que os casos se mantenham balanceados e íntegros, ajudando na execução das funções do animal.