CNA cobra punição de fiscais e indústrias envolvidos na Operação 'Carne Fraca'

João Martins também disse que está preocupado com o impacto que pode ter no campo

Fonte: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da CNA, João Martins, afirmou na tarde deste domingo, dia 19, que os produtores rurais são as grandes vítimas do esquema de fraude em frigoríficos descoberto na Operação ‘Carne Fraca’. Ele cobrou punição aos fiscais federais agropecuários e unidades de abate envolvidos no esquema.

Martins também disse que está preocupado com o impacto que pode ter no campo, principalmente com a especulação no preço do boi.

“Frigoríficos podem usar de má-fé na cotação. Vamos ver quando o mercado abrir amanhã”, apontou.

Segundo Martins, não foi articulada nenhuma ação durante a reunião com o presidente Michel Temer e outros representantes do governo e do setor produtivo, que aconteceu neste domingo, em Brasília. As medidas para esclarecer os fatos para a população brasileira e para os países importadores são reafirmar a qualidade da carne produzida no país e a segurança do sistema de fiscalização. Mas deve haver ainda mais rigor a partir de agora.

João Martins voltou a elogiar o serviço de defesa agropecuária do Brasil. “Temos o melhor sistema do mundo. Aconteceu em três unidades, de mais de 4 mil. É preciso ter firmeza para punir funcionários e indústria”.

Para o presidente da CNA, os produtores rurais, assim como os consumidores brasileiros, também são vítimas do esquema desmontado pela Polícia Federal. Para ele, há riscos de fechamento de mercados internacionais e o governo precisa ser convincente nas explicações ao países importadores, mas principalmente a quem consome a carne no Brasil, já que 80% dá produção é consumida no país.