Cresce a adesão dos pecuaristas a ILPF

Pesquisa de fomento à integração lavoura-pecuária-floresta mostra crescimento de 10% no setor nos últimos cinco anos

Fonte: Lilian Alves/Embrapa

Uma pesquisa patrocinada pela Rede de Fomento de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, elaborada pelo Kleffmann Group, com acompanhamento técnico da Embrapa Meio Ambiente (SP), demonstrou forte engajamento do setor agropecuário brasileiro ao sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). 

Nos últimos cinco anos, a adesão dos pecuaristas cresceu 10%. Já entre agricultores, o crescimento tem sido de 1% a cada cinco anos. O estudo mostra o avanço no incremento da capacidade adaptativa dos sistemas produtivos diante dos desafios impostos pela mudança do clima, além dos ganhos biológicos e econômicos decorrentes do aumento da eficiência destes sistemas.

Outro impacto de grande relevância apontado pela pesquisa é a contribuição para o cumprimento das metas assumidas pelo Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU) na COP-15 e revisadas em Paris na COP-21. 

Na ocasião, o compromisso brasileiro foi de diminuir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de 36,1% a 38,9% até 2020, tendo como base as emissões de 2005. O acordo foi incorporado na Política Nacional sobre Mudanças no Clima (Lei nº 12.187/2009), por meio dos Planos Setoriais de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas.

Informação

Conceitos e técnicas de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) serão apresentados no 4º Curso de Integração Lavoura -Pecuária-Floresta (ILPF), que será realizado de 28 a 30 de novembro, na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS). O evento contará com relatos de produtores rurais sobre os diferentes modelos de integração e resultados práticos. 

 Segundo o coordenador do curso e pesquisador, Alexandre Romeiro de Araújo, a presença do setor produtivo será marcada por apresentações que se destacam tanto na prática da Integração Lavoura-Pecuária (ILP), quanto da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. 

Também serão discutidos temas de reuniões durante o ano: “Fitopalogia de plantas forrageiras” e “Produção e qualidade de sementes forrageiras”. Segundo ele, a ideia é que todas as áreas envolvidas no sistema de produção sejam abrangidas no curso que tem como objetivo caracterizar sistemas de ILPF e seus componentes; identificar condições para adoção e implantação, identificar técnicas de manejo e gestão adequadas; conhecer resultados bioeconômicos sobre sistemas de ILPF e projetos bem sucedidos na área.