Cubanos inspecionam frigoríficos no Brasil

Auditores vieram renovar habilitações e autorizar novas plantas a exportar carne de aves e suínos para o país

Fonte: Sílvio Ávila/Mapa

Veterinários de Cuba estão inspecionando frigoríficos de carnes de aves e suínos no Brasil para renovar habilitações e autorizar novas plantas a exportar para o país, informou o Ministério da Agricultura. Dez auditores, divididos em cinco grupos, passarão pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins e Bahia.

Na próxima segunda-feira, dia 24, está prevista a chegada de técnicos da República Dominicana para avaliar abatedouros de carne de frango in natura. Segundo o auditor fiscal federal agropecuário Lucio Aki Kikuchi, da Divisão de Auditoria Internacional do Ministério, o Brasil poderá vender pela primeira vez o produto ao país. A visita se estende até o dia 1º de novembro.

Entre 21 de novembro e 2 de dezembro será a vez de a Bolívia fazer inspeções no Brasil em estabelecimentos de carnes bovina, suína e de aves. Segundo o ministério, não é esperada habilitação de novos abatedouros, apenas a renovação dos que já exportam. As unidades ficam em Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Até o fim deste ano, estão previstas ainda missões da Coreia do Sul (carne suína em Santa Catarina, a partir de 16 de novembro), Peru (carnes bovina e de aves) e México (farinhas de aves e pescado).