Embrapa Sul desenvolve pastagem para alimentação de gado de corte e leiteiro

Pesquisador diz que os destaques do Capim Sudão BRS Estribo estão à alta produtividade, manejo flexível e semeadura precoceA Embrapa Pecuária Sul, preocupada em aperfeiçoar, cada vez mais a qualidade das pastagens destinadas à alimentação do gado de corte e de leite, demonstra na 36ª Expointer o seu mais novo cultivar: o capim Sudão BRS Estribo.

Lançado em março de 2013 e já em comercialização, a planta é o resultado de três anos de pesquisa e produção, segundo o pesquisador Gustavo Martins da Silva. Entre os destaques da espécie estão à alta produtividade, manejo flexível e semeadura precoce.

– Ela possui diferenciais como rusticidade, com fácil adaptação em diversos tipos de solo e o longo ciclo de utilização, o que permite o início de plantio ainda em setembro. O plantio pode ser estendido até abril – relata.

Para apresentar as vantagens, a Embrapa conta com um espaço específico para demonstração, de cada um dos ciclos do cultivo, junto à área da Emater, no Parque de Exposições Assis Brasil. No local é possível verificar a qualidade fisiológica, física, genética e sanitária de forrageiras.

Um dos exemplos utilizados é o azevém. Conforme Silva, o produtor precisa estar atento a este quesito na hora da compra.

– A legislação exige que ao menos 97% do material seja composto exclusivamente pela semente adquirida pelo produtor. Contudo, ao analisarmos algumas amostras, podemos verificar variações. Ou seja, o pecuarista, avaliando apenas o preço, pode ter sua pastagem comprometida. Ele deve levar em consideração as características específicas que deseja – alerta o pesquisador.

Silva salienta que a pastagem, em desenvolvimento satisfatório, resulta em mais qualidade ao animal.

– É um item ainda pouco avaliado, mas comprovadamente influente no produto final, que é a carne e o leite – conclui.