Exportação de ovos em julho é a menor da história

Os embarques do Brasil caíram 47,8% em um ano, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex)

Fonte: Pixabay/divulgação

O volume de ovos exportados pelo Brasil e a receita obtida com esses embarques em julho caíram para os menores patamares já observados em toda a série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), que teve início em 2012.

Esse cenário está atrelado ao maior interesse de produtores em negociar no mercado interno, devido aos elevados patamares de preços no primeiro semestre deste ano.

De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil embarcou apenas 5.800 caixas com 30 dúzias de ovos in natura, quantidade 47,8% menor que a exportada no mesmo período do ano passado. Já o faturamento das vendas ao exterior totalizou, em julho, US$ 185,2 mil, montante 44,9% menor que o de julho de 2016.

Apesar do cenário favorável ao avicultor nos últimos meses, as cotações seguem em queda no mercado doméstico neste mês de agosto, refletindo o aumento da oferta, por conta da maior produtividade das poedeiras, e a elevação da concorrência, principalmente com ovos galados.