Exportações de ovos recuam 61% em 2017

Esse cenário está atrelado à atratividade do mercado interno, onde a demanda segue firme e os preços, em bons patamares

Fonte: Divulgação/Pixabay

As exportações brasileiras de ovos estão enfraquecidas neste ano. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse cenário está atrelado à atratividade do mercado interno, onde a demanda segue firme e os preços, em bons patamares.

Segundo a  Secretaria de Comércio Exterior (Secex), de janeiro a agosto, o Brasil exportou 117,9 mil caixas de ovos com 30 dúzias, volume 61% inferior ao do mesmo período de 2016, quando o país embarcou 303,3 mil caixas do produto.

Em faturamento, o cenário também é de queda. O montante obtido com as exportações de ovos entre janeiro e agosto deste ano caiu 29% em relação à receita dos embarques no mesmo período de 2016. Já no mercado interno, as cotações têm variado pouco, mas permanecem acima dos valores praticados no mesmo período de 2016.

Nessa quinta-feira, dia 14, as cotações do ovo tipo extra, vermelho, comercializado em Bastos (SP), eram 6% superiores às de 14 de setembro do ano passado. Para o ovo tipo extra, branco, a vantagem foi de 2% na mesma comparação.