81ª Expozebu visa a aproximar produtor da tecnologia genética

Pecuária de A a Z traz superintendente da ABCZNo quadro Pecuária de A a Z desta semana, o Jornal da Pecuária entrevistou Luiz Antonio Josahkian, superintendente técnico da Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos (ABCZ). 

Fonte: Canal Rural

– As raças zebuínas representam, hoje, 80% da produção de carne e leite no Brasil. Elas foram trazidas da Índia e se reproduziram aqui, num fenômeno inigualável no mundo todo – e foram melhoradas aqui. A Expozebu, agora em sua 81ª edição, foi a ferramenta que ajudou a moldar e evoluir as raças zebuínas. – declarou Josahkian.

Um dos carros-chefe da ABCZ é o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) desenvolvido desde 1992. O projeto oferece aos pecuaristas diversos procedimentos zootécnicos para aprimorar a produtividade do gado de leite – aumentando a produção leiteira – ou do gado de corte – otimizando o índice de ganho de peso. 

– Na verdade, a genética é um insumo; é um fator de produção, que entra na cadeia assim como um bom pasto, um bom manejo nutricional. E ela tem a vantagem de ser aditiva e permanente. – sustenta Josahkian.

Em 2013, o PGMZ atingiu a marca de 9 milhões de animais avaliados pelo país, e terá espaço garantido também na 81ª Expozebu, que se aproxima.

 – A Expozebu trabalha um pouco esta questão: “do gene ao consumidor”, como esta cadeia se liga. – disse o superintendente técnico da ABCZ.

A 81ª Expozebu acontece de 3 a 10 de maio, em Uberaba (MG), e estima-se a participação de quase 3.000 animais, dispostos entre pistas e leilões. As inscrições para o evento já estáo abertas, no site da ABCZ.