Fazendeiro ‘contrata’ alpacas como ‘seguranças’ de rebanho de ovelhas

Apelidados de Tom e Jerry, os animais, naturais da América do Sul, são perfeitos para cuidar e evitar que os cães ataquem as ovelhas

Fonte: Pixabay/Divulgação

Após ver 116 ovelhas morrerem devido a ataques de cães, o fazendeiro Gordon Wyeth, morador de West Sussex, no Reino Unido, tomou uma atitude drástica e contratou dois seguranças “diferentes” para o rebanho: duas alpacas.

Apelidados de Tom e Jerry, os animais, naturais da América do Sul, são perfeitos para cuidar e evitar que os cães ataquem as ovelhas.

Tudo aconteceu depois que 116 animais morreram sufocados contra a cerca e o portão da propriedade de Gordon Wyeth. De acordo com a polícia, cães atacaram as ovelhas e, na disparada, elas entraram em pânico e morreram esmagadas pelo rebanho desesperado. O prejuízo chegou a R$ 62 mil.

“Queremos evitar os ataques. Fizemos um levantamento do rebanho e acreditamos que muitas das mortes acontecem por cachorros que ficam importunando nossas ovelhas”, afirmou Wyeth em entrevista para a revista Farmers Weekly.

A solução foi “contratar” as alpacas. Os animais são considerados perfeitos para cuidarem de um rebanho, principalmente na época dos partos. Como são grandes, as alpacas conseguem ver com antecedência e afastarem cães ou raposas. Uma das características mais interessantes é o fato da espécie cuspir quando se sente ameaçada.

“Nós não podemos cuidar das ovelhas o tempo todo. Por isso, trouxemos Tom e Jerry para ajudar”, destacou o fazendeiro.

“Elas são um pouco tímidas com pessoas, mas sempre estão atentas com predadores. Elas conseguem evitar aproximação de outros animais caso sinta ameaça”, completou.