Forte calor mata 66 bezerros em fazenda na Argentina

Animais se amontoaram para fazer sombra uns aos outros, mas situação só gerou mais calor

Fonte: Divulgação/Ceferino Orueta

Uma forte onda de calor tem afetado a região norte da região de La Pampa, na Argentina. A situação tem sido tão grave que foram encontrados 66 bezerros mortos no campo de Quemú Quemú, na última semana, de acordo com informações do jornal argentino “El Clarín”. 

Os animais estavam juntos porque tentaram fazer sombra uns aos outros devido ao forte calor. Até mesmo peixes não resistiram e apareceram mortos em lagos da região de Santa Rosa. 

Um veterinário analisou o caso e explicou que os bezerros morreram devido a ataques cardíacos causados pela temperatura, que bate os 40ºC há mais de dez dias.  

“Os animais se juntam para fazer sombra. Só que o contato gera ainda mais temperatura. Os golpes de calor causaram paradas cardíacas”, contou Ceferino Orueta, funcionário da fazenda Don Félix, onde foram encontrados os bezerros.

“Quando saí, por volta das 16 horas da tarde, me deparei com um panorama desolador. Primeiro vi 16 animais mortos, outros 32 caídos em um lote de alfafa e o restante em uma rua. Chamei o veterinário, mas não tinha muito o que fazer”, afirmou Orueta. 

A Don Félix não foi a única fazenda a relatar o fato nas redondezas de Quemú Quemú. Outras propriedades também tiveram animais mortos devido ao calor dos últimos dias.