Gado mais manso é possível através do melhoramento genético

Animal manso perde menos peso e tem um couro melhor, além de valer mais

Fonte: Embrapa

Um evento promovido pela Central Leilões, o Road in Farm, mostrou que é possível ter uma gado mais manso através do melhoramento genético. Pecuaristas vêm se interessando ainda mais em melhorar o desempenho do gado de corte.

A mansidão dos animais é sinal de manejo bem feito. Foi isso que chamou a atenção do pecuarista de Mato Grosso, Hugo Ferreira. Segundo ele, a característica faz a diferença.

“Para nós isso é super importante. Representa uma tranqüilidade e uma segurança, mostra que o gado foi bem manejado. A genética dele foi transferida para os filhos, trazendo uma característica de mansidão e de temperamento. Para o valor econômico é importante, pois este gado não vai perder peso, não vai se estressar e não vai se bater, fazendo o couro dele ter mais validade” salienta.

Em uma fazenda em Magna (SP), a personalidade do animal é característica leva em conta na hora de selecionar o rebanho que será reprodutor. Cerca de 30% vai para reprodução, os outros 70% vão para abate.

“Vacas e touros bravos são descartados. Só ficamos com os melhores animais, com material genético”, explica o coordenador de pecuária da CFM.