Guia traz informações sobre a criação de búfalos

Guia prático para criadores de búfalos no Paraná aborda tudo sobre a espécie

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

Os criadores de búfalo do Paraná agora contam com um guia para orientar as práticas de manejo do rebanho. A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e a Associação Paranaense dos Criadores de Búfalos (Abupar) lançou em junho o Guia Prático para Criadores de Búfalos. A publicação trata de todo o sistema de produção e apresenta conteúdo sobre o manejo, alimentação, sanidade, raças e agroindústrialização.

Por volta da década de 80, o Paraná possuía um rebanho de cerca de 100 mil búfalos, número que hoje se estreita a aproximadamente 30 mil. Segundo o zootecnista da Emater, Luiz Fernando Brondani, esta redução resultou da dizimação de criações cuja localização se encontrava em áreas de preservação ambiental, além da queda na rentabilidade do negócio.

– Como aconteceu com a bovinocultura, aqueles criadores que não se modernizaram, não investiram em tecnologia, tiveram problemas – explica Brondani.

O zootecnista considera a possibilidade de haver uma recuperação da atividade na medida em que a carne se valoriza no mercado. De acordo com ele, búfalos jovens, abatidos com mais ou menos 24 meses e bem acabados é de extrema qualidade e sabor. Contendo menor teor de gordura e colesterol, é absolutamente viável que haja uma competição entre a carne de búfalo e as melhores carnes bovinas.

Como autores, além de Brondani, o Guia conta com Alô Guimarães Netto, médico veterinário e presidente da Abupar; Inara Correa de Almeida, médica veterinária e assessora técnica da prefeitura de Rio Branco do Sul; José Lino Martinez, médico veterinário e pesquisador do Iapar; e Valéria Cristina Camacho, também médica veterinária da Emater.

Para saber como obter o Guia Prático para Criadores de Búfalos, entre em contato com a Emater do Paraná, em Curitiba: (41) 3250-4000.