Japão: faltam só questões burocráticas para liberar importação de carne do Brasil

País asiático também teria pedido que fossem aprovados estabelecimentos locais para enviar ao mercado nacional carne bovina in natura da raça wagyu

Fonte: Sepaf-MS

O Ministério da Agricultura informou nesta sexta-feira, dia 2, que o Japão vai permitir a importação de carne bovina brasileira. O vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura do país asiático, Hiromichi Matsushima, disse ao ministro brasileiro Blairo Maggi que “faltam apenas resolver algumas questões burocráticas no Ministério da Saúde do Japão”. Os dois se encontraram em Cancún (México), durante a COP 13, a Conferência da Biodiversidade. 

Matsushima teria destacado o avanço das negociações iniciadas pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura do Brasil, Eumar Novacki, em outubro, para ampliar o comércio entre os dois países. Segundo a pasta, o fim das barreiras compreende tanto carne bovina processada quanto in natura.  

Na nota, a Agricultura diz que o vice-ministro também pediu a Maggi que sejam aprovados estabelecimentos japoneses para exportar ao Brasil a carne bovina in natura da raça wagyu. Maggi disse que não há restrições a essa importação e prometeu resolver a questão o mais rápido possível. “Talvez ainda neste ano.” 

O Brasil ainda vai abrir mercado no Japão para frutas e produtos pets (rações e outros alimentos para animais de estimação). Maggi se comprometeu a enviar informações complementares sobre manga e melão. Em julho do ano que vem acontece o 3º Diálogo Agrícola com o Japão sobre Agricultura e Alimentos.