JBS encerra operação na unidade de Presidente Epitácio

Fechamento da unidade havia sido suspenso no fim de junho na tentativa de reverter a demissão de 795 empregados 

Fonte: Reprodução/Canal Rural

A JBS informou nesta segunda, dia 18, ter encerrado as atividades do frigorífico de Presidente Epitácio (SP). O fechamento da unidade havia sido suspenso no fim de junho a pedido do governo de São Paulo, que negociava uma saída para reverter a demissão de 795 empregados da unidade. A JBS alega que a decisão do governo e fechamento da unidade havia sido suspenso no fim de junho stadual, de alterar em abril as regras tributárias, “inviabilizou a manutenção das atividades no local”.

Em nota nesta segunda, a companhia diz que “realizou todos os esforços possíveis para manter o funcionamento da planta, adiando o fechamento por um mês, enquanto aguardava a definição de um posicionamento do governo do Estado de São Paulo sobre as novas regras tributárias, mas não obteve retorno até o momento”. A decisão já foi comunicada ao sindicato representativo da região e ao Ministério Público do Trabalho.

A Secretaria de Agricultura, também em nota, afirma que são “permanentes” as conversas entre governo e representantes do setor frigorífico paulista sobre diversas questões, entre elas a questão tributária. “Vale ressaltar que, atualmente, o setor já conta com um regime especial de tributação, de forma a viabilizar tais atividades, buscando diminuir os efeitos da prejudicial guerra fiscal que existe, movida por alguns Estados da Federação”. Ainda conforme a nota, “as questões tributárias não são os únicos requisitos para viabilizar a operação, especialmente no que diz respeito à unidade de Presidente Epitácio”. 

De acordo com a JBS, 795 colaboradores trabalhavam em atividades de desossa na unidade de Presidente Epitácio. Será oferecida a eles a possibilidade de transferência para outras unidades. “Para aqueles que não puderem ou não aceitarem a transferência, a JBS promoverá o desligamento, de acordo com aquilo que prescreve a legislação, bem como todos os acordos e regras vigentes.”