Maggi comemora certificação do Brasil como livre de aftosa com vacinação

Ministro participou neste domingo de sessão da Organização Mundial de Saúde Animal, que concede status de país livre da doença na próxima quinta-feira

Fonte: Facebook/reprodução

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, divulgou neste domingo, dia 20, uma mensagem em seu perfil no Facebook comemorando a certificação do Brasil pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como país livre de febre aftosa com vacinação. O ministro participou neste domingo em oem Paris, na França, de uma sessão da entidade. A certificação será concedida ao Brasil na próxima quinta-feira, dia 24.

Na postagem, Maggi afirma que a certificação representa o reconhecimento da vitória de uma longa e dura trajetória de muita dedicação de pecuaristas e do setor veterinário oficial brasileiro. “É motivo de orgulho de todos que lutaram e lutam pelo Brasil. Não há como descrever a felicidade em fazer parte desse capítulo da história do nosso país, como ministro da Agricultura!”, escreveu.

Em seu discurso na OIE, o ministro afirmou que o Brasil iniciou o combate organizado à febre aftosa ainda na década de 1960, por meio de campanhas de vacinação em algumas regiões. “Naquela época, a doença se manifestava de forma endêmica com milhares de focos por ano. Era um verdadeiro caos sanitário”, disse. Mais tarde, afirmou, as estratégias de combate à doença foram alteradas, mudando-se do controle para erradicação da doença em todo o país, com a reformulação do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA).

Maggi também destacou que, no ano passado, a pecuária brasileira representou um Valor Bruto da Produção (VBP) de R$ 175,7 bilhões. “No mesmo período, apenas o complexo carnes teve um crescimento nas exportações da ordem de 8,9%, atingindo um volume de US$ 15,5 bilhões. E ainda temos potencial para crescermos muito mais no mercado internacional, pois exportamos somente uma pequena parte da nossa produção de bovinos e suínos”, completou.