Mapa autoriza contratação de veterinários privados

Medida valerá para estabelecimentos que integram o SisbiO Ministério da Agricultura vai autorizar a contratação de médicos veterinários da iniciativa privada para fazer a inspeção dos estabelecimentos agropecuários que integrarem o Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). 

Fonte: Canal Rural

A reivindicação do Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa) está nas sugestões de alterações da Instrução Normativa que irá regulamentar o Decreto 8445, que trata da adesão de estados e municípios ao Sisbi.

O texto já garante que estabelecimentos que obedeçam às leis estaduais e municipais que estiverem de acordo com as regras federais, poderão integrar o Sisbi, e assim, comercializar seus produtos no mercado nacional.

• Veja também: Estados querem veterinários privados para a fiscalização sanitária

A estimativa do Fonesa é de que 200 indústrias em oito estados que já estão no Sisbi – Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás e Bahia – poderão ser beneficiadas pela medida. Só no estado catarinense, estão 80 dessas unidades. 

A garantia de que a Instrução Normativa trará a autorização para contratação de empresas que prestem o serviço às indústrias foi dada pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.

Durante a reunião com representantes das agências de Defesa sanitária estaduais, Décio Coutinho disse ainda que se trata de “uma orientação da ministra”.