Mapa discute habilitação de frigoríficos com China

Objetivo é aumentar o número de plantas autorizadas a exportarem ao país 

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, se reuniu hoje, dia 14, com o embaixador da China, Li Jinzhang, para discutir a habilitação de novas plantas frigoríficas que pretendem exportar carnes para o país asiático.

Ela propôs que a liberação seja oficializada durante a sua visita à China, marcada para ocorrer em setembro.

Em junho, uma missão de técnicos chineses inspecionou frigoríficos brasileiros por amostragem para habilitar 24 unidades, sendo nove de carne bovina e 15 de suínos e aves. A inspeção faz parte de um acordo firmado em maio, quando a presidenta Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, oficializaram a liberação da venda de carne bovina para o mercado chinês, embargada desde 2012.

Após o encontro, Kátia Abreu disse que o Ministério iniciou os estudos para um acordo de preferências tarifárias com a China e que enviará a Pequim uma lista de produtos que o Brasil tem interesse em incluir no acordo.

Segundo ela, o país assinou um tratado de pré-listing que habilita 72 empresas chinesas a exportarem tripas ao Brasil e outras 208 companhias a venderem pescado. Neste tipo de acordo, o Ministério libera os locais de autorizações fitossanitárias, mas possui o direito de, a qualquer momento, inspecionar as plantas.  

A ministra disse esperar reciprocidade da China em relação aos frigoríficos de aves, suínos e bovinos brasileiros.