Pecuária

Mais lida: Qual o melhor touro para cruzar com vacas tabapuã x red angus?

Essa foi a notícia mais lida da semana sobre pecuária no portal do Canal Rural. Confira o que mais foi destaque no setor

A noticia sobre pecuária mais lida da semana foi uma resposta do programa Giro do Boi a um pecuarista do Paraná que queria saber qual o touro ideal para cruzar novilhas provenientes de ce cruza entre tabapuã e red angus. A dúvida foi respondida pelo zootecnista Alexandre Zadra, especialista em cruzamento industrial, supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia e autor do blog Crossbreeding.

Além dessa notícia, também foram destaque entre os internautas reportagens sobre alimentação na seca, manejo de vacas vazias, a morte de um importante melhorista de gado bovino e a vaquinha anã que está causando sensação em Bangladesh e em toda a internet.

Confira o top 5 da pecuária da última semana e clique sobre os links ou imagens para ler as notícias completas:

5º Chegou aos 45 do 2º tempo na seca sem comida para o gado? Saiba o que fazer

pasto seco 1

Na última quinta-feira, 22, o Giro do Boi exibiu entrevista com o engenheiro agrônomo Fabiano Pessatti, coordenador técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul, para iluminar o difícil caminho de quem não se preparou para uma seca tão severa quanto a que se anuncia para 2021. Saiba mais aqui. 

4º Qual o custo da vaca vazia e o que é melhor fazer com ela: engordar ou segurar?

relacao-qualidade-da-agua-reabsorcao-embrionario-vacas-de-corte

Os custos variam bastante e, por isso mesmo, nem sempre a melhor decisão a ser tomada é tão fácil de se encontrar. Mas em entrevista exibida no Giro do Boi desta terça, dia 20, o zootecnista Rodrigo Patussi, sócio-diretor da Terra Desenvolvimento, consultoria envolvida no benchmarking da pecuária, um dos maiores trabalhos de levantamento e comparação de índices da pecuária de corte brasileira, esclareceu a dúvida de um telespectador: qual o custo de uma vaca vazia dentro da fazenda? A pergunta veio do técnico agrícola Alisson Viana, de Itapetinga (BA). Confira a matéria completa. 

3º Morre pesquisador da Embrapa Luiz Otávio Campos Silva, melhorista de gado de corte

Faleceu em 15 de julho, aos 70 anos,  o pesquisador e melhorista de gado de corte Luiz Otávio Campos da Silva. Zootecnista formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com doutorado em Genética e Melhoramento Animal, Luiz foi um dos idealizadores do Programa Embrapa-Geneplus e do Programa GPBife.

2º Vaca anã de meio metro de altura atrai milhares de pessoas em Bangladesh

vaca anã rani

O tamanho da vaca Rani é inversamente proporcional à atenção que ela vem despertando na população de Bangladesh, país asiático vizinho da Índia.

De acordo com jornais locais e agências internacionais de notícias, a fêmea zebuína anã, de apenas 51 centímetros de altura e 26 quilos, tem atraído milhares de pessoas à fazenda onde ela vive, situada em uma vila perto da capital do país, Daca. Veja mais. 

1º Qual o melhor touro para cruzar com minhas vacas tabapuã x red angus?

duvidas-sobre-cruzamento-industrial-gado-de-corte

Para tirar a dúvida, o Giro do Boi ouviu o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em cruzamento industrial, supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia e autor do blog Crossbreeding.

“Com essa meio-sangue tabapuã x red angus, você tem uma excelente matriz, que é adaptada ao Paraná e também com ótima habilidade materna, além de ter precocidade sexual ímpar”, disse Zadra. Saiba mais.