Mesmo com greve, emissão de GTAs pelo Indea é 67,5% da média diária

Dados do estado mostram que na segunda, dia 20, foram emitidas 2.701 GTAs

Fonte: Thiago Gomes/Susipe

Apesar da greve parcial dos funcionários do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), as Guias de Trânsito Animal (GTA) estão sendo emitidas em um ritmo que supera 60% da média diária. Dados do estado mostram que na segunda, dia 20, foram emitidas 2.701 GTAs. Desse total, 2.024 foram geradas nas Unidades Locais de Execução (ULE) do Indea. O restante, 677, foi feito pelo produtor rural pela internet. As emissões englobam suínos, aves, bovinos e peixes. 

A média diária de emissões de GTAs, segundo o Indea, é de 4 mil, portanto o número de guias emitidos na última segunda representou 67,5% desse total. “Um porcentual razoável se levado em consideração que nem todos os servidores retomaram ao trabalho após a liminar da Justiça decretando a greve ilegal”, afirmou o órgão em nota. Nesta terça, 21, até às 10 horas, o Indea havia emitido 582 GTAs nos escritórios do Indea.

Atualmente, a greve do Indea está mantida por um dos dois sindicatos que representam a classe. O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap) mantém a paralisação que ocorre desde o dia 6 de junho. 

A representação afirma que ainda não foi apresentada solução por parte do governo para o pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA) de 11,28%, os servidores que compõem a base do sindicato. Ainda de acordo com a instituição, a diretoria garante o cumprimento da lei de greve, mantendo em atividade a exigência legal de 30% do corpo de servidores em revezamento nas barreiras fixas e volantes e nos postos fiscais. 

Já o Sindicato dos Fiscais Estaduais de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sinfa-MT), que representa parte dos servidores do Indea, como a classe de médicos veterinários, concordou com o encerramento da paralisação, após receber notificação da Justiça de MT determinando a ilegalidade do movimento. 

GTAs online

O sistema online Módulo Produtor permite que o produtor rural realize a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para abate de bovinos, por meio da internet. Além de emitir a GTA para abate, o produtor também pode emitir o Modelo B (documento exigido para fins de exportação para outros países).

Para ter acesso ao sistema, é preciso preencher um termo de compromisso nas unidades de atendimento do Indea. O login e a senha serão enviados para o e-mail do produtor. O produtor pode ainda visualizar o histórico e o saldo da propriedade, e outras informações como a lista de frigoríficos e de todas as unidades do Indea.