Ministério confirma reabertura da China às carnes brasileiras

Regularização do comércio do produto mostra confiança mútua entre os dois países, avaliou o Mapa

Fonte: Divulgação

A China anunciou neste sábado, dia 25, a reabertura total do mercado às carnes brasileiras. Trata-se de atestado categórico da solidez e qualidade do sistema sanitário brasileiro e uma vitória da capacidade exportadora do Brasil.

Nos últimos dias, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Itamaraty e a rede de embaixadas do Brasil trabalharam incansavelmente para reabrir mercados importantes da carne brasileira. A regularização do ingresso da carne brasileira na China mostra o espírito de confiança mútua entre os dois países e a disposição para dialogar sobre o assunto.

“A China nunca fechou o mercado aos nossos produtos, mas apenas tomou medidas preventivas para que tivéssemos a oportunidade de oferecer todas as explicações necessárias e garantir a qualidade da nossa inspeção sanitária. Agradecemos o gesto de confiança da China, nosso parceiro estratégico, na credibilidade do sistema brasileiro”, disse o ministério, em nota. 

O fechamento ainda segue ativo para os 21 frigoríficos sob suspeita. O ministro já havia determinado a cassação do certificado de exportação destes frigoríficos. A China proibiu também a entrada de cargas liberadas pelos fiscais acusados de corrupção e de uma planta da JBS em Lapa, no Paraná, SIF 530, que está na lista dos 21.

Coletiva 

Em entrevista coletiva, realizada em Cuiabá (MT), o ministro Blairo Maggi garantiu que o embaixador brasileiro na China disse que o país cancelará o embargo na próxima segunda-feira, dia 27. “O que pesou foram as explicações que o Brasil deu, a forma como nós separamos e conduzimos as investigações, punindo a corrupção de pessoas e os atos ilícitos de pessoas e o que, de fato, fazemos para garantir qualidade, sanidade e cuidado com a saúde da carne”, declarou o ministro.

“Isso ocorreu em um momento que a polícia federal fez investigação sobre a qualidade dos nossos produtos. É isso que importa dizer e o que nos garante prosseguirmos com o mercado internacional e tranquilizar a população local também”.

O ministro mencionou também que outros países que anunciaram temporariamente o embargo após a deflagração da operação Carne Fraca já sinalizaram o fim das restrições, que deve ocorrer muito em breve. Já liberaram o acesso à carne brasileira mercados como a comunidade européia, EUA, Rússia, Chile e, mais recentemente, Argentina, Uruguai e Egito.

“Nesta semana tentaremos arredondar mais alguns pontos. A cada dia que passa a operação policial vai se tornando mais clara do que quando anunciada, e isso fica também mais compreensível aos países” encerrou Maggi.