Missão do Canadá virá vistoriar indústrias de carne bovina e suína

Fabricantes brasileiros de gelatina e de alimentos para animais domésticos já podem exportar para os canadenses; encontro tratou do alinhamento das negociações entre os dois países

Representantes do Brasil e do Canadá acertaram nesta terça, dia 26, em Ottawa, capital canadense, o envio de missões ao Brasil para uma auditoria em plantas frigoríficas de carne bovina e suína e nos controles oficiais para exportação de carne de frango. Durante a 8ª Reunião do Comitê Consultivo Agrícola (CCA) Brasil-Canadá também foi anunciado que fabricantes brasileiros de gelatina e de alimentos para animais domésticos já podem exportar para o Canadá.

“O Canadá é um importante mercado e, atualmente, os produtos agropecuários brasileiros acessam somente 1,8% dele”, disse em nota o secretário interino de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Ribeiro e Silva. Ele é um dos membros da comitiva brasileira no CCA, da qual também fazem parte o diretor de Inspeção de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, José Luís Vargas, e do assessor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias da SRI, Filipe Lopes.
 
Conforme o Ministério da Agricultura, o principal resultado do encontro desta semana foi o alinhamento das negociações entre os dois países. O Canadá teria interesse em vender material genético de caprinos, ovinos e bovinos para o Brasil. Já o governo brasileiro pediu apoio dos canadenses à sua candidatura para a presidência do Codex Alimentarius, fórum internacional de normatização do comércio de alimentos estabelecido pela Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Nesta quinta, dia 28, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, participará do CCA Brasil-Estados Unidos, em Washington.