Pastoreio de gado feito por drone pode virar crime nos EUA

Animais se estressam com a aproximação do objeto; Câmara do estado americano de Utah quer transformar a atividade em crime 

Fonte: Pixabay

Moda que cresce a cada dia, os drones se tornaram “inimigos” das vacas nos Estados Unidos. Muitos fazendeiros passaram a tentar o pastoreio utilizando o objeto, mas a ideia não é das melhores, causando transtornos à saúde dos animais.

Os voos rasantes e barulhentos dos drones estressam as vacas, e isso já não é nenhum segredo. A situação pode fazer com que uma boiada estoure apenas por medo do “brinquedo”. Assim, a Câmara de Utah, nos Estados Unidos, votou de forma unanime a favor da criação de uma lei que torne o assédio animal com aeronaves não tripuladas um crime. A informação é do site The Daily Beast. 

Caso a medida passe no Senado, será a primeira lei específica para proteger os animais da ameaça por controle remoto, que está com preço cada dia mais acessível. 

Um dos idealizadores da lei, Scott Chew, é um fazendeiro dos Estados Unidos e demonstra preocupação com o tema. Para ele, a utilização de forma maliciosa do objeto pode causar sérios problemas. 

“Há relatos também de cavalos que se assustaram com um drone se chocando contra a cerca da fazenda. Essa ‘caçada’ estressa as vacas, que não precisam correr muito e podem até morrer caso tentem atravessar uma cerca ou outra estrutura”, aponta Chew. 

A ideia é que a punição chegue a um ano de prisão e uma multa superior a R$ 7,5 mil. Até o momento, o Departamento de Agricultura de Utah não recebeu muitas denúncias porque não existe uma forma oficial de denunciar aquilo que ainda não é um crime.   

“Uma vaca que acabou de ter um filhote pode se perder caso consiga quebrar a cerca no desespero. O filhote pode ficar ‘órfão’ e perdido”, completa Chew.