MT: Prazo para vacinação contra febre aftosa termina domingo

Período para comunicar o Indea vai até o dia 10 de dezembroTermina no próximo domingo, dia 30, o prazo para os pecuaristas mato-grossenses vacinarem seus rebanhos contra a febre aftosa. O período para comunicar a imunização ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) vai até o dia 10 de dezembro.

Segundo o instituto, na primeira etapa da vacinação, realizada em maio deste ano para os animais de até 24 meses, a taxa de imunização superou 99%. Nesta etapa de novembro, em que a vacinação é obrigatória em bovinos e bubalinos de todas as idades, a expectativa é que a taxa de vacinação seja mantida.

Hoje, Mato Grosso é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como território livre da doença com vacinação.

– Fazer a comunicação ao Indea dentro do prazo estabelecido é tão importante quanto vacinar. Temos que manter a vigilância para continuarmos tendo uma das carnes mais saudáveis do mundo – destaca Rogério Romanini, diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

Quem não respeitar o calendário de vacinação poderá ser penalizado com o pagamento de multas, cujos valores podem chegar a 2,25 Unidades de Padrão Fiscal (UPF) por cabeça não vacinada, o equivalente a R$ 240,97.
 
Fronteira

O Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa-MT) doou 120 mil doses de vacina para o governo boliviano realizar a vacinação na faixa de fronteira com o Brasil. O Fesa também entregou 15 kits de vacinação para as ações de educação sanitária realizadas pelo Indea na fronteira do Brasil com a Bolívia.