Produção de mel terá queda de 70% em 2015 por problemas climáticos

Excesso de chuva no Sul e seca no Nordeste prejudicaram a polinização das plantas e reduziram a atividade das abelhas

Fonte: Divulgação/Pixabay

Em 2015, o Brasil deve ter queda de 70% na produção de mel devido a problemas climáticos nas principais regiões produtoras. O país produz, em média, 45 mil toneladas de mel por ano. Do montante, 25 mil toneladas, ou 70% da produção, são exportadas, principalmente para Europa e Estados Unidos. Mas o excesso de chuva no Sul e a seca no Nordeste prejudicaram a polinização das plantas e reduziram a atividade das abelhas. O setor estima que a crise afete o primeiro semestre de 2016.

“Há uma demanda de comprador e nós não temos matéria-prima para exportar. Nossa maior preocupação é que o apicultor vá ficar sem safra e sem receita”, diz o presidente da Câmara Setorial do Mel, Nésio Fernandes de Medeiros.

Outro problema que afeta o setor é a produção de extrato de própolis em cápsulas. A diretora da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel), Andresa Aparecida Berreta, explica que desde 2003, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) proibiu o registro de novos produtos e determinou o cancelamento dos que já existem, por considerá-los medicamento e não alimento.

“Eles são apenas uma transformação do extrato líquido, que é comercializado há mais de 30 anos, no formato sem álcool em cápsula, que é mais pratico do consumidor ingerir. A essa retirada de direito afeta diretamente as empresas e o apicultor. Perdemos mercado interno e externo, pois ficamos sem exportar também”, conclui.