Menú

META

Produtores de leite de Mato Grosso buscam aprimoramento para triplicar produção

Estado ocupa oitavo lugar no ranking nacional na produção de leite

Produtores de leite de Mato Grosso querem triplicar a produção, e para alcançar a meta,  buscam melhoramentos genéticos e manejo das pastagens, além do aprimoramento próprio do setor. Segundo a Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite/MT), existem entre 50 mil e 60 mil pecuaristas de leite, que produzem, em média, 50 litros por dia cada um. Anualmente, a produção do estado chega a 800 milhões de litros, colocando Mato Grosso em oitavo lugar no ranking nacional. Apesar das dif

- Temos um potencial enorme. Temos um clima bom, temos disponibilidade de comida. Você vê que nós estamos no final de maio com disponibilidade de chuva, e que isso é garantia de pasto verde para mais alguns dias, então tudo isso favorece a produção de leite em Mato Grosso - comenta o diretor executivo da Aproleite, Carlos Augusto Zanata.

O produtor Getúlio Vilela trabalha apenas com melhoramento genético de gado leiteiro em sua propriedade, localizada a 40 quilômetros de Cuiabá. Ele tem 200 cabeças de vacas de leite onde é feito o trabalho de transferência de embrião com fecundação in vitro.

- O leite não é importante para mim, o importante é fazer novilhas de grande lactação e de qualidade. Eu sou comerciante de gado, faço gado para vender para os pequenos médio e grandes produtores dessa região - conta Vilela.

Vilela acrescenta que sua meta é implantar mais de cinco mil embriões por ano. O trabalho eficiente fez com que o produtor fosse convidado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a realizar um dia de campo em sua propriedade.

- Para nossa região isso é importantíssimo e necessário, pois nós temos muita necessidade de buscar conhecimentos do manejo adequado para esses animais para que a pequena propriedade possa ter a renda satisfatória, além de dar continuidade na atividade -  conta o agropecuarista João Augusto Oliveira.

Veja a reportagem exibida no Rural Notícias:

Clique aqui para ver o vídeo. 

Nome:

Email:

Deixe um comentário:

Escreva os números da imagem:

últimas notícias

Previsão para hoje -


▲ Máx
▼ Min




Confira a previsão dos próximos dias

Fonte: Somar Meteorologia