Produtores de leite de Mato Grosso buscam aprimoramento para triplicar produção

Estado ocupa oitavo lugar no ranking nacional na produção de leiteProdutores de leite de Mato Grosso querem triplicar a produção, e para alcançar a meta,  buscam melhoramentos genéticos e manejo das pastagens, além do aprimoramento próprio do setor. Segundo a Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite/MT), existem entre 50 mil e 60 mil pecuaristas de leite, que produzem, em média, 50 litros por dia cada um. Anualmente, a produção do estado chega a 800 milhões de litros, colocando Mato Grosso em oitavo lugar no ranking nacional. Apesar das dif

– Temos um potencial enorme. Temos um clima bom, temos disponibilidade de comida. Você vê que nós estamos no final de maio com disponibilidade de chuva, e que isso é garantia de pasto verde para mais alguns dias, então tudo isso favorece a produção de leite em Mato Grosso – comenta o diretor executivo da Aproleite, Carlos Augusto Zanata.

O produtor Getúlio Vilela trabalha apenas com melhoramento genético de gado leiteiro em sua propriedade, localizada a 40 quilômetros de Cuiabá. Ele tem 200 cabeças de vacas de leite onde é feito o trabalho de transferência de embrião com fecundação in vitro.

– O leite não é importante para mim, o importante é fazer novilhas de grande lactação e de qualidade. Eu sou comerciante de gado, faço gado para vender para os pequenos médio e grandes produtores dessa região – conta Vilela.

Vilela acrescenta que sua meta é implantar mais de cinco mil embriões por ano. O trabalho eficiente fez com que o produtor fosse convidado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a realizar um dia de campo em sua propriedade.

– Para nossa região isso é importantíssimo e necessário, pois nós temos muita necessidade de buscar conhecimentos do manejo adequado para esses animais para que a pequena propriedade possa ter a renda satisfatória, além de dar continuidade na atividade –  conta o agropecuarista João Augusto Oliveira.

Veja a reportagem exibida no Rural Notícias:

Clique aqui para ver o vídeo.