Produtores de MG pedem ações mais rápidas para o controle da influenza aviária

Entre os pedidos estão a redução do prazo de realização dos exames e triagem no próprio estado

Fonte: Canal Rural

Para cobrar ações mais rápidas do Ministério da Agricultura e Pecuária sobre a contenção da influenza aviária, representantes da FAEMG, Avemig e Ima se reuniram com a direção do Lanagro (Laboratório Nacional Agropecuário) de Pedro Leopoldo (MG), na última semana.

Eles solicitaram a redução do prazo de realização dos exames que detectam a doença e que seja feita triagem no Lanagro do município, já que atualmente as coletas de material são realizadas a cada 15 dias e as amostras de todo o Brasil, enviadas para o LANAGRO de Campinas (SP).

“O problema é que os resultados demoram a ser divulgados e, neste intervalo de tempo, é possível ocorrer a doença, que pode dizimar um rebanho todo”, disse o superintendente técnico da FAEMG, Altino Rodrigues Neto. 

Segundo ele, se a triagem do material coletado em Minas for feita em Pedro Leopoldo, os resultados poderão sair em até 4 horas, o que agilizaria as ações para combater a doença, no caso de confirmação.

A preocupação do setor produtivo se justifica, principalmente, pela ocorrência da influenza aviária no Chile. “Temos de agir para evitar que ela chegue ao Brasil, que é um dos últimos grandes países produtores de aves e onde não ocorreu o foco da doença”. A influenza aviária é difundida por meio de aves migratórias ou de pessoas que visitam países onde ocorreram focos da doença.